COMUNICADO OFICIAL SANTUÁRIO SAGRADA FAMÍLIA SOBRE O CORONAVÍRUS

O Santuário Sagrada Família comunica que, devido recomendações do Estado e da Arquidiocese de Goiânia, se faz necessário o adiamento e cancelamento de algumas iniciativas de nossa comunidade religiosa. Pensando no bem comum e dos mais vulneráveis nesse momento, como idosos, crianças e pessoas com a saúde debilitada, é com pesar que o Santuário suspende suas atividades coletivas.

Estamos em período de Quaresma, momento de reclusão e fé, que aproveitemos ainda mais de maneira sábia essa época tão dedicada à oração, jejum e penitência. Nesse momento se faz ainda mais necessário o nosso fervor e fé. O Santuário ainda relembra as pontuações feitas pela nossa Arquidiocese de Goiânia com validade até o dia 3 de abril de 2020:

1 - Os sacerdotes ficam obrigados a celebrar a Santa Eucaristia todos os dias na forma “sine populo” (sem a presença do povo), oferecendo-a pelo bem do povo a eles confiado e também na intenção especial pelo fim da pandemia. Desta forma, o Santo Sacrifício não cessará de ser oferecido nos altares de nossas igrejas.

2 - Os fiéis ficam dispensados da obrigação, prevista no cân.1247, de participar presencialmente das celebrações da Santa Missa. Portanto, estão dispensados do cumprimento do preceito dominical, podendo cumpri-lo assistindo com devoção e seriedade à Santa Missa, durante esse período, pelos meios de comunicação: TV, internet, rádio…

3 - As igrejas permanecem abertas, limpas e arejadas para a adoração ao Santíssimo Sacramento e exercícios espirituais de forma particular (não em grupo), seguindo as orientações de prevenção: distâncias entre as pessoas, cuidados com a higiene. Recomendamos vivamente a devoção e orações marianas, tais como ladainhas, Santo Rosário, jaculatórias seja pelos meios de comunicação, seja em família.

4 - Sejam suspensas todas as formas de aglomeração de pessoas, reuniões pastorais, retiros, festas e outros eventos religiosos. Sejam adiado também os mutirões de confissões.

5 - Os sacerdotes permaneçam disponíveis para o atendimento particular dos fiéis em confissão, guardando os devidos cuidados para não haver contaminação - sigam as orientações da Vigilância Sanitária.

6 - Os sacerdotes idosos, com doenças crônicas, façam o sacrifício de se afastarem das aglomerações, não atendam confissões nem visitem enfermos neste período. Os sacerdotes mais novos, guardando os devidos cuidados, continuem a administrar, nos casos realmente graves, a Sagrada Unção dos Enfermos.

7 - As secretarias paroquiais funcionem com os devidos cuidados, nos horários determinados pelos párocos, e de acordo com as normas emanadas do poder público.

8 - Recomendamos vivamente a todos os fiéis que permaneçam, dentro do possível, resguardados em seus lares, evitando sair sem real necessidade e aproveitando este tempo para aprofundar a oração, a leitura da Bíblia, a meditação, o Santo Rosário, o diálogo familiar sobre os temas religiosos, fomentando um tempo de catequese familiar como uma pequena Igreja doméstica.

Informamos que estarão suspensas as atividades do nosso atendimento social. Entre elas encontram-se o Centro Médico, Bazar e Oficina, Acompanhamentos Jurídicos, Cestas Básicas, Projeto Mediar é Divino, Loja Sagrada Família, Pastorais de Rua, Pastorais Sociais, Anjos das ruas, Sopa Amor Maior (entre outros projetos dos Guardiões do Amor Maior), Hospital, Aulas de Música e Doutores da Alegria.

Também comunicamos que a Paixão de Cristo 2020 do Santuário Sagrada Família está cancelada. Visando preservar vocês, seus familiares e toda a comunidade, definimos em conjunto essa medida. Os demais esclarecimentos a respeito do cancelamento do espetáculo serão repassados ao elenco, patrocinadores, apoiadores e público com calma.

Reforçamos que é um momento de prudência e, por isso, seguiremos as recomendações do Ministério da Saúde e da Arquidiocese de Goiânia de suspender essas atividades. O Santuário Sagrada Família, juntamente com a Arquidiocese, reforça as pontuações anteriores, mas lembra da importância da oração em um momento como esse. Façam a sua parte, entreguem a Deus e confiem. Ele virá em nosso auxílio. Contamos com as suas orações!

Todas as Santas Missas serão transmitidas AO VIVO pelo Facebook do Santuário Sagrada Família às: 6h; 8h; 10h; 12h; 14h; 16h; 18h; 20h; 22h.

Os horários das Confissões serão das 6h às 22h.

A Secretaria do Santuário estará funcionando das 6h às 22h.

Atenciosamente,

Reitor do Santuário Sagrada Família, Padre Rodrigo de Castro