Em Isaías a palavra do Senhor é categórica em dizer que o nosso nome está gravado na palma da sua mão, afere-se assim que o nome é essencial para a vida do indivíduo, trazendo uma marca para o individuo.
Mas já imaginou sofrer constrangimentos diários em razão do seu nome ou passar por situações vexatórias e ter que lidar com isso a vida inteira? Ou em outro contexto você é uma pessoa tão querida no meio que vive ao ponto que o que te identifica é o seu apelido e não o seu nome, e nesse contexto você tem orgulho, alegria por ser conhecido dessa maneira.
O que fazer diante desse contexto? Ora, a Lei Brasileira permite fazer mudanças no nome de registro embora não seja uma tarefa das mais simples. Inicialmente, é preciso entrar com uma ação na Justiça e demonstrar de forma justificada os motivos para a retificação do registro civil ou alteração do prenome, assim se a pessoa se enquadrar diante de algum desses casos ela pode procurar o serviço.
Com efeito, caso se encontre em algumas dessas situações, não tenha medo de mudar e buscar ajuda, casos de alteração são corriqueiros na Justiça brasileira e se bem justificados a alteração certamente será autorizada, com a ressalva que a pessoa não pode simplesmente querer fazer a mudança de má-fé, como por exemplo, se livrar de dívidas.
Portanto, lembre-se o MEDIAR É DIVINO está sempre aberto para te auxiliar, e se o seu nome é o que te trará felicidade, conte conosco!
THALITA XAVIER