Indulgências para os fiéis defuntos prorrogadas novamente até o fim de novembro

Um Decreto da Penitenciaria Apostólica, publicado nesta quinta-feira (28), estabelece a possibilidade de obter as indulgências plenárias para os fiéis defuntos durante todo o mês de novembro. O texto afirma que a decisão foi tomada depois de ter ouvido “os pedidos recebidos recentemente de vários Pastores Sagrados da Igreja, devido à permanência da pandemia”. A Penitenciaria Apostólica, portanto, “confirma e estende para todo o mês de novembro de 2021 todos os benefícios espirituais já concedidos em 22 de outubro de 2020″.

Fonte: Vatican News

Por esse motivo, o período para obtê-las, passou para todo o mês. Para lucrar a Indulgência plenária para as almas do purgatório os fiéis precisam seguir alguns passos, como:

1) Rezar em um cemitério

O recente decreto concede indulgência aos fiéis que “visitarem um cemitério e rezarem pelos defuntos, ainda que apenas mentalmente”.

Algumas preces sugeridas incluem a Oração de Santa Gertrudes: “Eterno Pai, Ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.”

Ou a Oração do Descanso eterno: “Dai-lhes Senhor o descanso eterno. E que a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém” (rezar três vezes).

2) Se confessar e receber a Sagrada Comunhão

Para obter uma indulgência plenária, seja para as almas ou para si mesmo, os fiéis precisam estar “completamente desapegados do pecado”.

E os doentes, os idosos, os confinados em casa ou os que não podem sair devido às restrições do coronavírus, podem “unir-se espiritualmente a outros fiéis”.

O decreto anima que este momento seja feito “diante uma imagem de Jesus ou da Santíssima Virgem Maria, rezem orações piedosas pelos defuntos, por exemplo, Laudes e Vésperas do Ofício dos Defuntos, o Rosário (terço) Mariano, a Coroa (ou terço) da Divina Misericórdia, que podem ser feitas aqui na Basílica Sagrada Família por meio do nosso Canal do YouTube, basta CLICAR AQUI e se inscrever.
Podem ser feitas outras orações pelos defuntos mais apreciadas pelos fiéis, ou se dediquem à leitura meditada de algumas das passagens do Evangelho propostas para a Liturgia dos Defuntos, ou realizem uma obra de misericórdia, oferecendo a Deus as dores e as dificuldades de sua própria vida”.

O fiel também precisa ter “a intenção de cumprir quanto antes as três condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Santo Padre)”.

3) Rezar pelo Papa

A Igreja sugere que os fiéis rezem um Pai Nosso, Ave Maria e Glória pelo Santo Padre.

Participe da série: MÊS DAS ALMAS DO PURGATÓRIO OU MEDITAÇÕES PRÁTICAS

Aqui no Santuário Basílica Sagrada Família os fiéis são convidados a rezar junto com Padre Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Basílica, durante todo o mês de novembro.

Serão disponibilizados 30 vídeos, em formato série, chamado: MÊS DAS ALMAS DO PURGATÓRIO OU MEDITAÇÕES PRÁTICAS.

A Série de vídeos estará disponível em nosso canal do youtube a partir do dia 01 de novembro.
Para acompanhar basta CLICAR AQUI e se inscrever em nosso canal.

Santuário Basílica Sagrada Família a extensão da sua casa!
Mais Informações: 62 3942 4267 ou pelo WhatsApp 62 9311 0442