João Paulo II completaria 100 anos hoje

(Foto: Arquivo Correio)

O primeiro “Papa Pop” foi um marco histórico na vida da igreja, dos fiéis e do mundo

João Paulo II completaria hoje, dia 18 de maio, 100 anos. O Santo foi um exemplo de pastoreio, devoção e fé. Ele viveu em um mundo polarizado pela Guerra Fria e lutou pela paz, democracia e direitos humanos baseados no pensamento cristão, o que quase custou a sua vida. Em 13 de maio de 1981 ele sofreu um atentado antes da sua audiência geral na Praça de São Pedro. Cinco dias após o acontecimento João Paulo II recitava o Regina Coeli, hino mariano comumente rezado substituindo o Angelus, com transmissão para a Praça de São Pedro; em sua oração ele declarou o perdão ao autor do atentado.

João Paulo II morreu em 2005 devido o agravamento de uma doença e tornou-se santidade em tempo recorde. Em declaração à BBC, o frei Reginaldo Roberto Luiz, que atua em processos de canonização no Vaticano, comentou que “a fama de santidade de João Paulo II já existia. Pessoas já o viam como venerável. E a lei canônica está aí: lei é para ser cumprida, mas também, como dizem os romanos, lei é para ser dispensada”. A lei a qual o frei menciona é a de aguardar cinco anos após a morte para a abertura do processo de canonização, o que não foi feito no caso de João Paulo II.

No Brasil, João Paulo II esteve duas vezes, sendo o primeiro Papa a visitar o país e o único, até então, a repetir a visita. O Santo esteve em solo brasileiro pela primeira vez em 30 de junho de 1980, ficou por 12 dias e percorreu 13 cidades: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Belém, Teresina, Fortaleza e Manaus. A segunda visita de João Paulo II aconteceu no dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, dia 12 de outubro de 1991, dessa vez ele ficou por nove dias e visitou Irmã Dulce um ano antes do falecimento da hoje santa. Durante essa segunda passagem ele esteve em 10 cidades: Natal, São Luís, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Florianópolis, Vitória, Maceió e Salvador.

“Irmãos e Irmãs: não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder! E ajudai o Papa e todos aqueles que querem servir a Cristo e, com o poder de Cristo, servir o homem e a humanidade inteira! Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! Ao Seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas econômicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem ‘o que é que está dentro do homem’. Somente Ele o sabe!”

 

Fontes: BBC; Vatican News