Catequese

A catequese do Santuário Sagrada Família tem seu foco na família. O processo catequético das crianças jovem e adulto segue as orientações do Diretório Catequético Arquidiocesano, segundo aquilo que nos pede o bispo arquidiocesano. Soma-se a esses esforços o pastoreio familiar, pois o nosso processo de evangelização e iniciação cristã também está inserido no âmbito da Pastoral Familiar – Setor Pré Matrimonial. Isso significa que, o catequista assume o papel de pastor, a fim de conhecer, orientar e encaminhar a pessoa à vivência plena da sua vocação de ser família.

Desde criança, passando pela juventude, e chegando a mais avançada idade, todos são motivados a viver plenamente como pessoa o seu chamado a santidade, e a sua vocação específica.

A catequese do Santuário tem a responsabilidade de realizar uma boa iniciação cristã através da vivência da oração, testemunho de vida, conhecimento da Palavra de Deus e da doutrina católica, e principalmente levando à pessoa a vivência dos sacramentos.

Anualmente centenas de pessoas recebem o batismo, crisma, primeira eucaristia e matrimônio, resultado do trabalho de evangelização promovido por cerca de 120 catequistas, que dia após dia dizem sim a esse chamado de anunciar Deus, no Seu infinito Amor, e na sua Verdade libertadora.

Hoje temos 50 turmas em andamento, atendendo aproximadamente 1.500 famílias. E dia após dia o Santuário tem reunido esforços para aumentar a sua capacidade de atender tantos quantos mais o Senhor nos enviar. O nosso lema está descrito também através da logomarca, e significa: “Família e doutrina, pela força do Espírito Santo”.