Pela Cruz se chega a Luz. No caminho da vida, a dor se torna amor

A Via Lucis é a comprovação de Deus conosco. Pensando em transmitir toda a esperança que o momento representa, o Santuário Sagrada Família faz uma releitura da Via Lucis original com os atores da comunidade e retrata a Via da Ressurreição, o caminho do Amor, com as 14 estações da Via Lucis. A Via Lucis ficará exposta no estacionamento do Santuário do dia 18 de abril ao dia 31 de maio, período entre o Domingo de Páscoa e Pentecostes.

“A Via Sacra da Ressurreição (Via Lucis) é uma pedagogia da Fé. Que possamos descobrir a beleza desta devoção em nossa espiritualidade, a fim de que o povo de Deus compreenda ainda mais o mistério central da nossa fé em seus dois aspectos inseparáveis: a Morte e a Ressurreição do Senhor”, assegura o reitor do Santuário, Padre Rodrigo de Castro.

A Via Sacra da Ressurreição é a ressurreição que vem depois da cruz, é a vitória de todo o mistério que celebramos nos 40 dias da quaresma. A Via Crucis possui 14 estações de dor, a Via Lucis, 14 estações de amor. Na Sexta-feira da Paixão nós chegamos ao ápice da cruz e ali nós entendemos “o maior Eu Te Amo da história”, como gosta de dizer o Padre Rodrigo de Castro. A importância de viver a Via Lucis é porque agora a morte já não tem mais vitória. “Abraçamos a cruz e agora nos resta a esperança”. O Círio Pascal está aceso e por isso cada família o tem em seu lar, para representar a luz que não se apaga. Jesus morreu por nós e ao se entregar ele inaugura um céu de bênçãos para nós.

Esse momento fica ainda mais completo com a presença de Nossa Senhora. A mãe que segura a mão de seu filho e intercede por nós. Dessa forma, o gesto do Papa Francisco de nos entregar a ela se torna ainda mais importante para vivermos a Via Lucis. “O Papa nos entregou às mãos da Mãe de Deus, nossa rainha. Todos pelas mãos de Nossa Senhora foram confiados agora, a nossa saúde está entregue”, completa o padre.

“Jesus está vivo e está no meio de nós. Contemplamos o ressuscitado com a certeza de que Ele subiu aos céus e enviará o Espírito Santo em Pentecostes”.

Programação Via Lucis

Dia: 18 de abril a 31 de maio

Bênçãos: 6h30 às 23h todos os dias

Local: Estacionamento do Santuário Sagrada Família

Endereço: R. Prof. Lázaro Costa – Vila Nova Canaã, Goiânia – GO

Mais informações: 62 99291-3102 – Ronaldo – assessoria Santuário Sagrada Família

As 14 estações da Via Lucis são:

1° Jesus Ressuscitou! – É a vida nova. Porque a última palavra é Tua, ó Pai, que nos tira da morte à vida. (Mt 28, 7)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

2° O Sepulcro está vazio. – Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos. (Jo 20,9)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

3° O Ressuscitado aparece para Maria Madalena – Disse-lhe Jesus: Maria! Voltando-se ela, exclamou em hebraico: Rabôni! (que quer dizer Mestre) (Jo 20, 16)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

4° O Caminho de Emaús. – Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas! (Lucas 24, 25)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

5° Jesus é conhecido ao partir o pão. – Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. (Lucas 24, 30)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

6° O Ressuscitado aparece aos discípulos. – Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco! (Lucas 24, 36)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

7° O Ressuscitado e o dom do perdão. – Soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; (João 20, 22-23)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

8° O Ressuscitado aparece a Tomé. – Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. (João 20,27)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

9° O Ressuscitado na beira do lago. – Disse-lhes Jesus: Trazei aqui alguns dos peixes que agora apanhastes. (João 21, 10)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

10° O Ressuscitado confere a missão a Pedro. – Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. (João 21, 16)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

11° O Ressuscitado envia os discípulos em missão. – Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado. (Mateus 28, 16)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

12° A ascensão de Jesus. – Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos. (Ato dos Apóstolos 1. 9)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

13° Com Maria, testemunhas da ressurreição. – Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele. (Ato dos apóstolos 1, 14)

Foto: Clodoaldo Marques Fotografia

14° O Ressuscitado envia o Espírito Santo. – Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas (Ato dos apóstolos 2, 4)

Redes Sociais do Santuário

Instagram: @santuariosagradafamilia

Facebook: SantuarioSagradaFamiliaGO

YouTube: SantuarioSagradaFamilia

Site: www.santuariosagradafamilia.com.br

Santuário Sagrada Família, a extensão da sua casa! A sua casa é a extensão do Santuário!