Celebrações de Corpus Christi acontecem nesta quinta-feira

As celebrações de Corpus Christi acontecem nesta quinta-feira (16/06), em toda Arquidiocese de Goiânia.

Como de costume, a festa de Corpus Christi começa bem antes para as pessoas que ajudam a organizar a celebração. No Santuário Basílica Sagrada Família os servos da Catequese assumiram a missão para confeccionar os tradicionais tapetes por onde Jesus passa durante a procissão. Padre Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Basílica Sagrada Família, explica que o sentido dos tapetes é “preparar o caminho para o Senhor”.

Seguindo orientação da Arquidioce, a Solenidade de Corpus Christi neste ano de 2022 será celebrada em todas e cada uma das paróquias. Momento oportuno para motivar nossa comunidade para uma festiva e participativa celebração paroquial, com ênfase no sentido da comunhão das comunidades ao redor do altar de Cristo.

A montagem dos tapetes acontece nesta quinta das 7h30 às 13h no Estacionamento do Santuário Basílica Sagrada Família. Veja abaixo a programação completa para este dia de Preceito:

Solenidade de Corpus Christi

3h Santa Missa – Pe. Erasmo
6h Laudes – Pe. Rodrigo
6h30 Santa Missa – Pe. Saulo
7h as 9h30 Atendimento de Confissões – Pe. André
8h Santa Missa – Pe. Rodrigo
9h30 às 12h Atendimento de Confissões – Pe. Saulo
10h15 Santa Missa – Pe. Rodrigo
12h Santa Missa – Pe. André
12h às 15h Atendimento de Confissões – Pe. Erasmo
15h Santa Missa – Pe. Erasmo
15h às 18h Atendimento de Confissões – Pe. André
17h Missa Solene com a Procissão e Benção do Santíssimo Sacramento – Pe. Rodrigo
18h às 21h Atendimento de Confissões – Pe. Saulo
19h30 Santa Missa – Pe. Rodrigo
22h Santa Missa – Pe. Erasmo

Tríduo em Preparação para Corpus Christi 2022

Tendo ouvido os Vigários Episcopais, ponderamos sobre algumas dificuldades de se organizar a celebração na Praça Cívica, neste ano, como de costume. Assim, estabelecemos que, na Arquidiocese de Goiânia, a Solenidade de Corpus Christi neste ano de 2022 seja celebrada em todas e cada uma das paróquias.

Será muito oportuno motivar as comunidades para uma festiva e participativa celebração paroquial, com ênfase no sentido da comunhão das comunidades ao redor do altar de Cristo. Dessa forma, pretende-se reforçar o caminho do retorno pós-pandemia e valorizar a instância paroquial como comunidade de comunidades alimentadas pelo mesmo Pão Eucarístico. Atente-se cada paróquia para a comunhão com as outras paróquias, pois juntas e unidas formam a Arquidiocese sob o pastoreio do arcebispo, coadjuvado pelo bispo auxiliar. Organize-se em cada paróquia a devida preparação desse dia com encontros de oração nos dias precedentes. Sugerimos que se faça, nas comunidades e capelas, um tríduo preparatório com subsídio a ser oferecido pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia. Na quinta-feira, 16 de junho, em horário definido em cada paróquia, celebre-se a Eucaristia com solenidade e participação de todas as comunidades e, em seguida, a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento. Sejam valorizadas as expressões da devoção popular que artisticamente enfeitam casas, ruas e avenidas para acolher a passagem de Jesus sacramentado.
Trecho da Mensagem Pastoral ao Povo de Deus da Arquidiocese de Goiânia, no 14 de maio de 2022.