Campanha da Fraternidade 2020 Toma como exemplo Santa Dulce e Busca a Caridade

O tema deste ano é “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema é “Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou Dele”

Foi lançada na Quarta-feira de Cinzas, 26 de fevereiro, no auditório da Cúria da Arquidiocese de Goiânia a Campanha da Fraternidade 2020. Esse ano ela tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou Dele” (Lc 10,33-34). Na ocasião, estiveram presentes o Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, os Bispos Auxiliares, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Arantes; o Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, o Deputado Federal Zacharias Calil; o diretor da PUC TV Goiás, prof. Eduardo Rodrigues, além de padres e diáconos de diversas paróquias.

A Campanha desse ano possui inspiração na parábola do Bom Samaritano e na vida e obra de Santa Dulce dos Pobres. A Santa brasileira denominada de anjo bom do Brasil foi exemplo de compaixão, caridade e fraternidade. Dom Washington demonstrou em sua fala a importância do que foi a vida de Irmã Dulce, “os santos nunca são ponto de chegada, se ela se tornou Santa foi porque seguiu Jesus”.

É com esse espírito de transpor a indiferença para cuidar da vida que a Campanha da Fraternidade 2020 se faz necessária. O hino deste ano menciona o amor, ternura e o fim da violência, do preconceito e da intolerância. Assim como clama Santa Dulce dos Pobres, é por meio do amor, acolhimento e cuidado ao próximo que o cristão opera.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) atua há mais de 50 anos de forma espiritual e social e a Campanha da Fraternidade é um reflexo desse trabalho. Ela acontece desde 1964 a âmbito nacional e perto da Quaresma com o mesmo intuito desse período, conversão e preparação para o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O tema desse ano ainda remete ao convite do Papa Francisco, no dia internacional do Pobre, de solidariedade para com os menos favorecidos.

O Santuário Sagrada Família também atua socialmente além de suas estruturas. Os nossos projetos sociais são referências de auxílio ao próximo. Entre eles estão os atendimentos jurídicos e médicos, a pastoral de rua e do empreendedor, bazar e oficina, banho sagrado e a catequese. Nossos programas só são possíveis graças a Deus e aos fiéis que os fazem acontecer.