Ministério de Liturgia

Quando falamos em Pastoral da Liturgia, pensamos somente em leitores e comentarista, porém para que possamos entender melhor precisamos entender o que Liturgia?

Liturgia é a compilação de ritos e cerimônias, relativas ao ofícios divinos das igrejas cristãs, é uma ação sagrada. Liturgia é uma palavra que se aplica mais a missas ou rituais da igreja católica. Tem sua origem no grego leitourgos, palavra que servia para descrever alguém que fazia serviço público ou liderava uma cerimônia sagrada. Em resumo Liturgia é antes de tudo "serviço do povo."

Outro ponto importante que se faz importante conhecer é a diferença que existe entre Pastoral, Ministério e Movimento na Igreja Católica.

• Pastoral: as pastorais tem a função de comunicar em comunhão com o corpo da Igreja. As Pastorais comunicam o Evangelho de uma forma dinâmica e própria. Ação pastoral católica ou simplesmente pastoral é a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo.

• Ministério: E os ministérios se referem aos dons. “Os ministérios são expressões, dons de Deus para o serviço da comunidade. Ex: O Ministério da Palavra entre outros

• Movimentos: Já os movimentos são externos à igreja local, mas atuam dentro da paróquia, “Os movimentos tem carisma próprio Ex: Renovação Carismática, Vicentinos, Legião de Maria e tantos outros.

PASTORAL LITÚRGICA - A Pastoral Litúrgica é tão importante quanto as outras pastorais. A liturgia deveria dinamizar todas as pastorais. Ela é fonte de vida para a comunidade, é um elo que de unir todas as demais pastorais.

Todavia se faz necessário conhecer cada divisão dentro da Liturgia que são:

• EQUIPE DE CELEBRAÇÃO que é um grupo de pessoas encarregado de preparar uma celebração específica. Por exemplo, a missa da dez no Domingo.

• EQUIPE DE LITURGIA já este grupo é diferente. Ele não está encarregado de nenhuma celebração específica. É formado por membros das diversas equipes de celebração de uma Paróquia ou de um Santuário. Sua principal função é animar a atividade das equipes de celebração. Para que tudo isso aconteça de maneira harmoniosa contamos com:

• OS MEMBROS DA EQUIPE DE LITURGIA - São membros de uma equipe litúrgica: o acólito, o ministro extraordinário da comunhão, o leitor, o salmista, o grupo dos cantores ou coral, o cantor (ou animador do canto), o organista, o comentarista, os que acolhem os fiéis, os que fazem as coletas ou delas cuidam, como ainda o sacristão. Cada um deles dispõe de diversas funções para trazem um clima de harmonia e espiritualidade para que a comunidade possa viver bem cada celebração.

Fica aqui um convite especial a todos para que possam vir fazer parte de uma das nossas muitas Pastorais aqui no Santuário Sagrada Família. Seja um servo de DEUS isso irá transformar a sua vida faça a experiência.

Coordenação Liturgia Marta - (62) 9 8532-7526