Você sabe o que fazer com os Ramos abençoados?

O Domingo de Ramos marca o início da semana mais importante da nossa fé, que retrata a vida, morte e ressurreição de Cristo. Após essa celebração nós levamos os ramos abençoados, que agora são sacramentais, para nossos lares. Eles se tornam sacramentais com a bênção do padre que reza “…Abençoai estes ramos, para que, seguindo com alegria o Cristo, nosso Rei, cheguemos por Ele à eterna Jerusalém”.

Um sacramental é um sinal sagrado e visível da ação de Deus entre nós e por isso não podem ser guardados ou descartados de qualquer forma. Dentro do seu lar os ramos devem estar em um lugar de destaque, junto a cruz, imagem de santos ou quadros do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, em um local que você realiza as suas orações. 

Quando os ramos secam é preciso alguns cuidados na hora de descartá-los. É indicado que eles sejam queimados e suas cinzas sejam jogadas na terra ou que eles sejam enterrados. Na igreja esses ramos são recolhidos, queimados e suas cinzas são guardadas até o próximo ano para serem abençoadas e usadas na Quarta-feira de Cinzas.